Mapeamento das Políticas Estaduais de Adaptação das Cidades às Mudanças Climáticas no Brasil

por Helenice Vieira de Andrade

Resumo

O estudo em questão aborda a situação das políticas de adaptação das cidades brasileiras às mudanças climáticas, focando nos marcos regulatórios estaduais. A pesquisa, realizada com um enfoque empírico, buscou mapear a evolução dessas políticas, identificando quais estados estão mais avançados e quais estão atrasados na criação de legislações voltadas para essa temática. Os resultados indicam que, apesar de algumas iniciativas já terem sido adotadas, a adaptação às mudanças climáticas ainda não é uma prioridade nas agendas governamentais. Este artigo compõe parte da pesquisa desenvolvida sobre o status que o tema “adaptação das cidades às mudanças climáticas” detém no âmbito dos governos estaduais e seus resultados foram apresentados em 2014, à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), como requisito para a obtenção do título de Especialista em Administração Pública.

Problema a ser solucionado

Apesar da promulgação de leis relacionadas às mudanças climáticas, os estados brasileiros não priorizam a adaptação das cidades, resultando em uma vulnerabilidade crescente para as populações expostas a eventos climáticos extremos.

Descrição

O estudo de Helenice Vieira de Andrade investiga as políticas estaduais de adaptação das cidades brasileiras às mudanças climáticas, destacando que, apesar de leis existentes, a implementação efetiva ainda é insuficiente. A pesquisa mapeia marcos regulatórios e discute a relevância do tema nas agendas governamentais, evidenciando a necessidade de ações concretas para proteger populações vulneráveis.

Responsáveis

Helenice Vieira de Andrade
Mestre em Ciência Política (UFRJ)
Especialista em Administração Pública (UFF)

Anexos