Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima de Estância Balneária de Ubatuba - Litoral Norte

por Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba

Resumo

Este Plano Municipal de adaptação e resiliência às mudanças do clima visa ser uma ferramenta para o município de Ubatuba planejar seu desenvolvimento de modo a reduzir os riscos a população e a seu patrimônio e proteger seus ecossistemas, além de poder ser usado para captação de recursos financeiros tanto a nível nacional quanto internacional, considerando que alguns países oferecem auxílio para implementação de ações neste sentido. Baseado em evidências e estudos científicos internacionais, nacionais e regionais, utilizando-se da análise multicritério e do conceito de Adaptação Baseada em Ecossistema (AbE), foi feita uma avaliação do risco climático e baseado nesta estão sendo propostas uma série de medidas que visam criar condições para adaptação e resiliência do município frente aos efeitos das mudanças climáticas.

Problema a ser solucionado

O município de Ubatuba está localizado no litoral norte de São Paulo e é composto por distintos ambientes naturais bastante sensíveis, como praias, planícies costeiras, ilhas, estuários, deltas, manguezais e costões rochosos. Todos esses ambientes, em geral situados em cotas inferiores a 10m acima do NMM, são expostos a uma dinâmica de interação terra-mar-ar, e formam um complexo sistema extremamente ameaçado pelos potenciais impactos das mudanças climáticas.

A resposta a desastres naturais é extremamente dependente das condições socioeconômicas e culturais das populações expostas, bem como da performance das instituições estatais em lidar com os desastres, em outras palavras, o risco é dependente da vulnerabilidade. Sabe-se que as desigualdades estruturais construídas por relações de etnia, sexo, faixa etária, cor, raça e renda ganham desta que neste contexto, já que, tornam alguns grupos sociais mais vulneráveis, sendo necessário portanto conhecer e reconhecer as diferentes necessidades e vulnerabilidades.

O objetivo geral do plano de adaptação e resiliência é preparar o município para o enfrentamento da mudança do clima em curso.

Descrição

Cada um dos objetivos a seguir tem diversas medidas a serem aplicadas. 
    – Objetivo específico 1: Minimizar os efeitos do aumento da temperatura, das ondas de calor e evitar a formação de ilhas de calor – Objetivo específico 2: Diminuir os impactos de alagamentos e inundações em Ubatuba – Objetivo específico 3: Aumentar a segurança hídrica no município tornando-o resiliente em relação ao aumento das chuvas e demais efeitos das mudanças climáticas – Objetivo específico 4: Reduzir os impactos de eventos de movimentos de massa – Objetivo específico 5: Aumentar a resiliência e adaptação do território e da população frente às mudanças relacionadas ao mar e as praias.

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba

Responsáveis

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba

Anexos