National Climate Resilience and Adaptation Strategy 2021 - 2025

por Australian Government

A Estratégia Nacional de Resiliência e Adaptação Climática posiciona a Austrália para melhor antecipar, gerir e adaptar-se às alterações climáticas. As alterações climáticas colocam desafios crescentes à nossa prosperidade económica, à comodidade das cidades e regiões, à saúde do nosso ambiente e aos serviços ecossistêmicos, e ao bem-estar das nossas comunidades. Mesmo com uma ação global para reduzir as emissões, os impactos das alterações climáticas continuarão a aumentar nas próximas décadas. Adaptar e construir resiliência ao nosso clima futuro é vital para a nossa prosperidade futura. A Estratégia opera em quatro domínios — natural, construído, social e econômico — para impulsionar a adaptação. Reconhece que uma adaptação eficaz deve ser: baseada na melhor ciência e informação disponível; entregue através de parcerias e investimentos; e guiados por uma governação e coordenação eficazes.

As observações mostram que a Austrália e a nossa região estão a registar temperaturas crescentes, mudanças nos padrões de precipitação, maior frequência de dias de incêndios extremos, aumento do nível do mar, aumento da temperatura do mar e aumento da acidificação dos oceanos.

Estes fenómenos meteorológicos extremos estão a aumentar como resultado das alterações climáticas e prevê-se que estas tendências continuem durante pelo menos várias décadas. O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas conclui que é provável que a Terra atinja um aquecimento global de 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais na década de 2030. Isto resultará em novas mudanças com temperaturas e condições climáticas extremas que não experimentamos antes.

A Estratégia detalha três objetivos para permitir uma adaptação mais eficaz em toda a Austrália:

Objetivo 1 – Impulsionar o investimento e a ação através da colaboração

Objetivo 2 – Melhorar a informação e os serviços climáticos

Objetivo 3 – Avaliar o progresso e melhorar ao longo do tempo.

O Gabinete Nacional de Política de Adaptação (NAPO) do Governo Australiano supervisiona a implementação desta Estratégia, coordena o trabalho sobre adaptação climática em todos os governos, reporta sobre o progresso da adaptação da Austrália e fornece um ponto central de contacto e informação sobre adaptação para empresas e comunidades.

Objetivo 1 – Impulsionar o investimento e a ação através da colaboração

Governos, empresas e comunidades colaboram para construir resiliência e adaptação.

Para apoiar isto, o governo australiano irá:

• fornecer liderança e coordenação nacionais aprimoradas
  • estabelecer parcerias com governos, empresas e comunidades para agir e investir.

Objetivo 2 – Melhorar a informação e os serviços climáticos

A Austrália dispõe de informações para melhor prever, gerir e adaptar-se às alterações climáticas.

Para apoiar isto, o governo australiano irá:

• fornecer informações e serviços climáticos coordenados a mais utilizadores
  • continuando a fornecer ciência climática de classe mundial que informa uma adaptação bem-sucedida.

Objetivo 3 – Avaliar o progresso e melhorar ao longo do tempo

A Austrália avalia os impactos climáticos nacionais, avalia o progresso da adaptação e melhora continuamente.

Para apoiar isto, o governo australiano irá:

• fornecer avaliações nacionais dos impactos climáticos e do progresso da adaptação
  • avaliar de forma independente o progresso ao longo do tempo.

Australian Government

DAWE 2021, Nacional Climate Risilience and Adaptation Strategy 2021-2025: Positioning Australia to better anticipate, manage and adapt to our changing climate, Department of Agriculture, Water and the Environment, Canberra