Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Nature-based solutions in Europe: Policy, knowledge and practice for climate change adaptation and disaster risk reduction

por European Environment Agency

Resumo

Este relatório tem como objetivo fornecer informações atualizadas sobre como as NbS podem proporcionar medidas de múltiplos benefícios para a adaptação às mudanças climáticas e a redução do risco de desastres na Europa e podem ser consideradas como opções de baixo ou nenhum risco, proporcionando uma alta relação custo-benefício e retorno sobre o investimento. Esse relatório também mostra como as NbS são destacadas em fóruns de políticas globais e europeias e como as NbS são aplicadas na Europa para reduzir os impactos das mudanças climáticas e eventos extremos relacionados ao clima e ao tempo. O relatório considera as NbS como um “conceito abrangente”.

Problema a ser solucionado

As condições meteorológicas e climáticas extremas, a perda de biodiversidade e os riscos naturais foram identificados entre os cinco riscos globais mais prováveis no relatório de riscos globais 2020 do Fórum Econômico Mundial (WEF, 2020). Por outro lado, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos podem oferecer maneiras de apoiar a adaptação eficiente às mudanças climáticas (CCA) e a redução do risco de desastres (DRR) em vários setores da nossa sociedade. Trabalhar com a natureza e aprimorá-la envolve a aplicação de soluções baseadas na natureza (NbS), que, ao restaurar e gerenciar de forma sustentável os ecossistemas e o meio ambiente, podem reduzir a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas, bem como os impactos das mudanças climáticas e o risco de desastres.

Descrição

As soluções baseadas na natureza para a adaptação às mudanças climáticas e a redução do risco de desastres podem ser consideradas um “conceito guarda-chuva” que engloba uma série de abordagens estabelecidas baseadas na natureza, cujo objetivo é aumentar a resistência às mudanças climáticas.

Este relatório mostra que as soluções baseadas na natureza e os conceitos relacionados estão cada vez mais integrados nas estruturas de políticas globais e da UE que são relevantes para a resiliência às mudanças climáticas, conservação e restauração da biodiversidade e áreas relacionadas.

Realizamos uma revisão da literatura científica para analisar as principais opções de soluções baseadas na natureza e seus múltiplos benefícios, bem como suas possíveis compensações e limitações para setores relevantes na Europa (água, florestas e silvicultura, agricultura, áreas urbanas e costeiras). Essa análise confirma que a abordagem de soluções baseadas na natureza para a adaptação às mudanças climáticas e a redução do risco de desastres é uma opção socioeconômica válida e eficaz para esses setores, aumentando a resistência às mudanças climáticas e proporcionando muitos benefícios sociais.

Outra análise de cerca de 100 casos europeus de soluções baseadas na natureza implementadas, coletadas de plataformas de conhecimento europeias, foi realizada para identificar exemplos de métodos inovadores e boas práticas e extrair lições aprendidas (consulte o Capítulo 4). A análise conclui que a elaboração de projetos de soluções baseadas na natureza deve se basear em estudos prospectivos dos impactos projetados da mudança climática e dos desenvolvimentos socioeconômicos e incluir avaliações, por exemplo, análise multicritério e consideração de compensações. A eficácia das soluções baseadas na natureza é altamente dependente do contexto local. O envolvimento das partes interessadas locais desde o início nas fases de planejamento e projeto é fundamental para garantir a aceitação social e, em última análise, para a obtenção total de vários benefícios. A aceitabilidade social da implementação dessas soluções também pode ser melhorada ao tornar as soluções baseadas na natureza esteticamente atraentes para os cidadãos. Padrões acordados, metas quantitativas e indicadores mensuráveis são fundamentais para monitorar e avaliar o progresso, a eficácia e o retorno sobre o investimento da implementação de soluções baseadas na natureza.

Uma variedade de instrumentos econômicos e financeiros descritos pode ser aplicada a soluções baseadas na natureza. Isso inclui incentivos, esquemas ambientais negociáveis, esquemas inovadores de financiamento de riscos e investimentos verdes.

European Environment Agency

Responsáveis