Salvador Plano de Ação Climática: Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC)

por Prefeitura Municipal de Salvador / Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência

O Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC) de Salvador propõe construir uma trajetória de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), melhorar a adaptação da cidade às mudanças do clima e promover a justiça climática. As ações apresentadas neste plano são de curto, médio e longo prazo para que Salvador possa aumentar sua resiliência e cumprir o compromisso da neutralização do carbono até o ano de 2049, em conformidade com o Acordo de Paris.

Segundo o Plano de Ação de Salvador (2020) os centros urbanos, que concentram uma quantidade cada vez maior de pessoas, a maioria dos ativos construídos e das atividades econômicas, tornam-se altamente vulneráveis aos impactos das mudanças do clima ao mesmo tempo em que colaboram significativamente com a emissão de gases causadores do desequilíbrio climático. O enfrentamento às mudanças do clima e seus impactos adversos baseia-se em duas grandes frentes de ação: [1] mitigação, ou a redução de emissões de gases de efeito estufa; e [2] adaptação, ou a redução de vulnerabilidade frente aos efeitos das mudanças do clima.

O 1º Inventário de Gases de Efeito Estufa foi realizado em 2014. O PMAMC atualizou o Inventário de Gases de Efeito Estufa para os anos de 2014 a 2018, que serve como um instrumento gerencial que permite quantificar e monitorar as emissões da cidade, identificando as fontes e sumidouros de GEE e contabilizando as respectivas emissões ou remoções, de forma a conhecer o perfil das emissões resultantes das atividades dos diferentes setores e atividades da cidade.

Também foi feito o Índice de Riscos Climáticos de Salvador que avaliou e localizou os principais riscos associados a eventos extremos a que a cidade está exposta de forma a oferecer subsídios para a tomada de decisão e seleção de ações mais urgentes em termos de adaptação às mudanças do clima.

A construção do PMAMC também contou com o engajamento da sociedade civil, incentivando-a a se tornar parte das transformações necessárias.

O PMAMC visa a transição para a neutralidade em carbono, fomentando a resiliência e o desenvolvimento econômico inclusivo.

Foram estabelecidos marcos temporais (2024 – curto, 2032 – médio, 2049 – longo prazo), a fim de organizar as metas gerais definidas a cada um deles. Algumas das metas para 2049 são: aumentar em 15% as viagens feitas por bicicleta, obter 100% frota de transporte pública movida a veículos mais limpos e eficientes, reciclar 80% da fração reciclável dos resíduos sólidos domésticos e tratar 36% dos resíduos orgânicos, alcançar 36 m² de área verde por habitante para toda a cidade, reduzir de 45% para 30% população que vive em área de risco, dentre outras.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult)