por Escolas Associadas da UNESCO
Embora a ação internacional concertada seja crucial para reduzir as mudanças climáticas – através de mecanismos legais internacionais mais fortes, mais recursos financeiros e apoio às tecnologias verdes – as respostas à mudança climática começa em cada um de nós, com as maneiras como pensamos e agimos, e com nossas atitudes e comportamentos.
Em todo o mundo, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) surgiu como base para combater as mudanças climáticas. Com base na ideia de que todos nós temos um papel a desempenhar na resolução dos desafios globais, a EDS promove os conhecimentos, habilidades e valores de que precisamos para agir em favor de uma sociedade mais saudável, mais justa, mais ambientalmente sustentável.
A abordagem da escola como um todo para a mudança climática significa que uma instituição de ensino inclui medidas para reduzir as mudanças climáticas em todos os aspetos da vida escolar. Isso inclui governança escolar, conteúdo e metodologia de ensino, gestão de campus e instalações, assim como cooperação com parceiros e comunidades em geral. A participação ativa de todos os agentes escolares internos e externos, ou seja, alunos, professores, diretores, funcionários em todos os níveis, e a comunidade escolar em geral, como famílias e membros da comunidade, na reflexão e ação sobre as mudanças climáticas é a chave para o sucesso da implementação da abordagem da escola como um todo.
Natalie Gibb