Educação e mudanças climáticas: como desenvolver habilidades para a ação climática em idade escolar

por Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Resumo

O avanço da agenda de mudanças climáticas da região exige das pessoas habilidades que lhes permitam desfrutar plenamente de um estilo de vida sustentável e amigável ao meio ambiente, atuar como agentes de mudança em prol do meio ambiente, enfrentar os efeitos das mudanças climáticas em sua vida diária e ter acesso a empregos que contribuam para a transição rumo a economias de baixo carbono. No entanto, as poucas evidências disponíveis indicam que crianças e jovens não estão adquirindo essas habilidades e estão concluindo sua educação formal privados tanto dos conhecimentos, dos valores ou da capacidade de ação para enfrentar as mudanças climáticas como das habilidades necessárias para o acesso a empregos verdes. Soma-se a isso a maior frequência e intensidade de eventos climáticos extremos. Ademais, o aumento das temperaturas está afetando a continuidade e a qualidade da prestação de serviços educacionais, que não estão preparados para lidar com essas ameaças.

Problema a ser solucionado

Com as metas de redução de emissões de GEE dos países, os sistemas educacionais não estão aproveitando as oportunidades para implementar estratégias verdes, o que lhes permitiria prestar um serviço educacional sustentável e ambientalmente correto. Por fim, e de maneira transversal, a educação não está incluída como setor prioritário nas estratégias climáticas, fazendo com que as ações climáticas nem sempre sejam priorizadas no âmbito da educação.

Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

Responsáveis

María Soledad Bos
Liora Schwartz

Anexos