por Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, Instituto Clima e Sociedade, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e Rede Comuá
Ao analisar o conjunto das diretrizes, os respondentes apontaram que os principais objetivos do documento são: “Contribuir para a estruturação de um Programa Nacional de Educação Ambiental em Emergência Climática” e “Construir colaborativamente diretrizes que possam orientar ações de educação para enfrentamento da emergência climática nos territórios”. Também indicam concordância total ou parcial de que as diretrizes contribuem para alcançar tais objetivos. A relevância das diretrizes para o tema da Emergência Climática foi apontada por 97% dos respondentes.
O processo participativo descrito neste trabalho repercutiu na elaboração das Diretrizes de Educação Ambiental Climática, cujo resultado vocês lerão a seguir, nos mostraram o quanto é fundamental aproximar campos como a educação ambiental, a chamada educação climática, a educação para redução de riscos e desastres e a luta pela justiça climática, identificando, explicitando e construindo coletivamente premissas e estratégias comuns de ação, que ampliem e potencializem o impacto da educação ambiental climática.
Cada vez fica mais evidente o quanto a educação ambiental é essencial para o enfrentamento da emergência climática, seja para fortalecimento de capacidades adaptativas dos povos e comunidades, para enfrentar as consequências das mudanças já ocorridas, seja para atuar na transformação radical dos modos de ser e estar no mundo da sociedade hegemônica, de produzir e de consumir, que são as causas raiz desta crise.
Coordenação geral:
Rachel Trajber, Thaís Brianezi e Semíramis Biasoli.
Secretaria executiva FunBEA:
Grace Luzzi- Comunicação;
Rafaela Sotto – Apoio à Coordenação Executiva.
Etapa de pesquisa bibliográfica:
Rachel Trajber, Patrícia Mie Matsuo, Heloisa Martins, Luiza Chara, Claudio Marques.
Contribuição na pesquisa:
Amadeu Logarezzi, Ana Pinho, Antonio Fernando Silveira
Guerra, Claudio Marques, Diana Silva, Edson Grandisoli,
Evandro Albiach Branco, Evelyn Araripe, Heloísa Martins,
Irene Carniatto, Ivo Dickmann, Luiza Chara, Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Michèle Sato – in memorian, Miriam Duailibi, Paula Mendonça, Pedro Eduardo Graça Aranha, Rafael Damasceno Pereira, Renata Moraes.
Participação na consulta pública online:
236 pessoas a quem agradecemos imensamente e que
contribuíram decisivamente com este processo.
Coordenação da estratégia de execução da Consulta
pública online:
Entremeios – Articulação e Formação