por Instituto de Física – UFMT
Este roteiro foi pensado a partir de um trabalho de intervenção junto aos estudantes do PIBIC/EM, da Escola André Avelino do Ensino Médio, que teve como objetivo inicial identificar as concepções desse grupo de estudantes sobre as Mudanças Climáticas – MC, para o trabalho de pesquisa da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais – PPGECN/UFMT.
Os objetivos das intervenções pedagógicas propõem que o estudante possa aprofundar seus conhecimentos sobre as discussões relativas às MC com os grupos de estudantes para os quais o trabalho será aplicado a fim de lhes oferecer os suportes conceituais, procedimentais e atitudinais que minimamente possibilitem aos estudantes desenvolver as competências e habilidades propostas para cada uma das etapas previstas para a temática trabalhada. Ao final espera-se que o desenvolvimento dessas competências e habilidades permitam aos estudantes compreender e emitir opiniões sobre a temática das MC.
As oficinas preveem diagnosticar quais conhecimentos prévios os estudantes trazem sobre os contextos relativos às Mudanças Climáticas e, também, perceber os principais problemas conceituais apresentados pelos estudantes. Pode-se optar com base nestes elementos por um processo de formação que tenha como foco sanar algumas dúvidas sobre as questões relativas às MC.
O processo de elaboração do roteiro de discussão pode ter como parâmetro o fato de que as questões relativas às MC envolvem uma série de conceituações e discussões que extrapolam o âmbito de apenas uma disciplina ou área de conhecimento, sendo por isso tratados a partir de uma visão que privilegia uma abordagem mais global que sintetiza a transversalidade da discussão.
As oficinas estão previstas para ocorrerem em 5 etapas com a duração de aproximadamente duas horas e meia cada uma. Para a organização dos trabalhos, contamos principalmente com a utilização de textos, vídeos e apresentação em PowerPoint.
1º ETAPA – Apresentação do vídeo animação mudanças climáticas;
2º ETAPA- Leitura do texto: O Conceito do Antropoceno;
3º ETAPA- Aula teórica;
4º ETAPA – Apresentação de vídeos sobres mudanças climáticas;
5º ETAPA – Processo de avaliação do trabalho.
Alexandre Fagundes Cesario, Débora Erileia Pedrotti Mansilla e Giseli Dalla Nora