O cenário das Mudanças do Clima é complexo, multidisciplinar e abrangente e, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala, suas consequências afetarão a todos em todos os lugares. Estas serão tão mais dramáticas quanto menos preparado e mais pobre for um país, uma região, uma comunidade.
Por isso, é importante que a população entenda melhor as conexões existentes entre a emissão de gás carbônico de seu carro e o aumento da temperatura da Terra; o desmatamento da Amazônia e a desertificação em partes do sul do país; a imensa quantidade de lixo que produzimos e a subida do nível dos oceanos, a impermeabilização de solos e as enchentes.
Essas conexões serão debatidas no evento, que também irá discutir os desafios, os obstáculos, as oportunidades e os riscos e a necessidade de formulação de políticas públicas justas e adequadas para fazer frente a esses desafios.
PROGRAMAÇÃO
Objetivos – 21/06
Equalizar repertório sobre Mudanças Climáticas e sua interface com a Educação Ambiental para Sustentabilidade e a Pegada Ecológica;
Dotar agentes sociais de aporte teórico e ferramentas para sensibilizar as pessoas de sua escola e/ou organização para o assunto.
Objetivos – 22/06
Trabalhar a relação entre educação, mudanças climáticas e pegada ecológica;
Empoderar agentes sociais para promover iniciativas de combate às mudanças climáticas tanto no plano educativo como na implementação de projetos práticos;
Elaboração de um documento tendo por base o “EA em Tempos de MC” produzido em Brasília em Junho de 2009 que tenha a cara e especificidades dos biomas Pantanal e Cerrado sobre a temática do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas.