Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Education for Sustainable Development

por UNESCO

Resumo

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é a resposta do setor educativo da UNESCO aos desafios urgentes e dramáticos que o planeta enfrenta. As atividades coletivas dos seres humanos alteram os ecossistemas da Terra, de modo que a nossa própria sobrevivência parece estar em perigo devido a mudanças cada dia mais difíceis de reverter. Conter o aquecimento global antes que este atinja níveis catastróficos significa abordar as questões ambientais, sociais e económicas de uma forma holística. O programa EDS para a educação da UNESCO para 2030 visa provocar a transformação pessoal e social necessária para mudar o rumo.

Problema a ser solucionado

Atuando como defensora global e com o objetivo de fortalecer as capacidades dos governos para fornecer Educação de qualidade sobre Mudanças Climáticas (CCE), a UNESCO produz e compartilha conhecimento, fornece orientação política e apoio técnico aos seus Estados Membros e implementa projetos no terreno. A UNESCO incentiva abordagens inovadoras e melhora os programas de educação não formal através dos meios de comunicação, redes e parcerias.

Descrição

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) proporciona aos alunos de todas as idades o conhecimento, as competências, os valores e a capacidade de agir para enfrentar desafios globais interligados, incluindo as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a utilização insustentável de recursos e a desigualdade. Ele capacita alunos de todas as idades a tomar decisões informadas e a agir individualmente e coletivamente para mudar a sociedade e cuidar do planeta. A EDS é um processo de aprendizagem ao longo da vida e parte integrante de uma educação de qualidade. Melhora as dimensões cognitivas, sócio emocionais e comportamentais da aprendizagem e abrange os conteúdos e resultados da aprendizagem, a pedagogia e o próprio ambiente de aprendizagem.

A UNESCO é a agência líder das Nações Unidas para a EDS e é responsável pela implementação da EDS para 2030 , o atual quadro global para a EDS que retoma e dá continuidade ao trabalho da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e do Programa de Ação Global (GAP) sobre EDS (2015-2019). 

O trabalho da UNESCO sobre EDS concentra-se em cinco áreas principais: 

  • Política de avanço;
  • Transformando ambientes de aprendizagem;
  • Capacitação de educadores;
  • Capacitar e mobilizar os jovens;
  • Acelerar a ação a nível local.
 

Cada pessoa pode agir de muitas maneiras diferentes todos os dias para proteger o planeta. Para complementar o roteiro da EDS para 2030, a UNESCO desenvolveu a caixa de ferramentas da EDS para 2030 para fornecer um conjunto evolutivo de recursos selecionados para apoiar os Estados-Membros, as partes interessadas regionais e globais no desenvolvimento de atividades nas cinco áreas de ação prioritárias e atividades em apoio às seis principais áreas de implementação. 

A UNESCO também lançou a campanha Trash Hack em resposta aos 2 mil milhões de toneladas de resíduos que o mundo produz todos os anos, resíduos que obstruem os oceanos, enchem as ruas e sujam grandes áreas. Trash Hacks são pequenas mudanças que todos podem fazer todos os dias para reduzir o desperdício em suas vidas, em suas comunidades e no mundo.

UNESCO

Responsáveis

UNESCO

Anexos