por UNESCO
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) proporciona aos alunos de todas as idades o conhecimento, as competências, os valores e a capacidade de agir para enfrentar desafios globais interligados, incluindo as alterações climáticas, a perda de biodiversidade, a utilização insustentável de recursos e a desigualdade. Ele capacita alunos de todas as idades a tomar decisões informadas e a agir individualmente e coletivamente para mudar a sociedade e cuidar do planeta. A EDS é um processo de aprendizagem ao longo da vida e parte integrante de uma educação de qualidade. Melhora as dimensões cognitivas, sócio emocionais e comportamentais da aprendizagem e abrange os conteúdos e resultados da aprendizagem, a pedagogia e o próprio ambiente de aprendizagem.
A UNESCO é a agência líder das Nações Unidas para a EDS e é responsável pela implementação da EDS para 2030 , o atual quadro global para a EDS que retoma e dá continuidade ao trabalho da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e do Programa de Ação Global (GAP) sobre EDS (2015-2019).
O trabalho da UNESCO sobre EDS concentra-se em cinco áreas principais:
Cada pessoa pode agir de muitas maneiras diferentes todos os dias para proteger o planeta. Para complementar o roteiro da EDS para 2030, a UNESCO desenvolveu a caixa de ferramentas da EDS para 2030 para fornecer um conjunto evolutivo de recursos selecionados para apoiar os Estados-Membros, as partes interessadas regionais e globais no desenvolvimento de atividades nas cinco áreas de ação prioritárias e atividades em apoio às seis principais áreas de implementação.
A UNESCO também lançou a campanha Trash Hack em resposta aos 2 mil milhões de toneladas de resíduos que o mundo produz todos os anos, resíduos que obstruem os oceanos, enchem as ruas e sujam grandes áreas. Trash Hacks são pequenas mudanças que todos podem fazer todos os dias para reduzir o desperdício em suas vidas, em suas comunidades e no mundo.
UNESCO