por Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira e Ricardo André Cavalcante de Souza
Os sistemas educacionais devem facilitar e proporcionar um caminho mais direto de colaboração com a mitigação, adaptação e redução dos efeitos climáticos, e habilitar profissionais especializados e capacitados para produzirem alterações efetivas na sociedade.
Expor a sistemática e os resultados de um mapeamento da literatura para identificação das práticas, ferramentas e tecnologias digitais usadas no ambiente educacional para melhorar a conscientização e compreensão das causas e consequências das mudanças climáticas.
As mudanças climáticas são temas centrais dos debates globais. Educadores, cientistas e formuladores de políticas ainda possuem uma percepção limitada do que deve ser discutido sobre as mudanças climáticas em associação à educação. Diversos métodos estão sendo utilizados no combate às mudanças climáticas.
A educação é vista como um dos métodos que podem auxiliar no processo de aprendizado sobre as causas e ameaças das mudanças climáticas. As mudanças climáticas estão associadas aos fatores de tempo e clima. O tempo é o estado momentâneo da atmosfera, já o clima, é o estado médio da atmosfera que é medido por intermédio dos eventos temporais por um longo período.
Conforme o IPCC (2007), mudança climática é uma variação em longo prazo estatisticamente significante em um parâmetro climático (como temperatura, precipitação ou ventos) médio ou na sua variabilidade, durante um período de tempo extenso. A mudança climática pode ser causada por processos naturais da própria Terra ou por forças externas, incluindo variações na intensidade da luz solar, ou ainda pela ação antrópica (causada pelo homem).
Entre as consequências mais conhecidas das mudanças climáticas estão o aquecimento global, a desertificação, e a elevação da temperatura da água do mar.
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 13) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para alcançar este objetivo, uma das metas consiste em melhorar a educação, elevar a conscientização e o conhecimento das pessoas e instituições sobre mitigação, adaptação, redução dos efeitos e alerta prévio das mudanças climáticas.
À medida que as mudanças climáticas tornam-se cada vez mais presentes no dia-a-dia e demandam por soluções inovadoras também na área de educação, ferramentas e abordagens pedagógicas mais eficazes envolvendo o processo de ensino-aprendizagem estão sendo criadas e estudadas.
Os novos conhecimentos e competências exigirão um tratamento educacional plurifacetado direcionado para pessoas de qualquer idade, com respostas mais explícitas, incluindo alunos de todos os níveis do sistema educacional. Os sistemas educacionais devem facilitar e proporcionar um caminho mais direto de colaboração com a mitigação, adaptação e redução dos efeitos climáticos, e habilitar profissionais especializados e capacitados para produzirem alterações efetivas na sociedade.
Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira
Ricardo André Cavalcante de Souza