por Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA)
O Projeto CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis é um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). O CITinova é executado por quatro parceiros – Brasília, Recife, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Programa Cidades Sustentáveis. No Distrito Federal, é executado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema)/Governo do Distrito Federal (GDF) e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo CGEE, com duas frentes de ação: Planejamento Urbano Integrado e Investimento em Tecnologias.
Os principais objetivos do Projeto CITinova são: desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e oferecer metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para apoiar gestores públicos, incentivar a participação social e promover cidades mais justas e sustentáveis.
Um dos incentivos do projeto é a implantação de uma governança climática que irá apoiar a estruturação e elaboração de estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas focando na redução de gases de efeito estufa, assim como realização de estudos para identificação de possíveis impactos do clima no Distrito Federal.
Esta iniciativa propõe a implantação de ações para o enfrentamento dos efeitos adversos da mudança do clima no DF, com foco na redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) e medidas de adaptação. Entre elas, está a estruturação de uma governança com a participação de diversos setores da sociedade.
As principais entregas do Projeto CITinova nesta agenda são:
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA)