Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Green Climate Fund

por Green Climate Fund – GCF

Resumo

Há uma janela de oportunidade cada vez menor para enfrentar a crise climática. A temperatura média global é atualmente estimada em 1,1°C acima dos tempos pré-industriais. Com base nas tendências existentes, o mundo poderá ultrapassar o limiar de 1,5°C nas próximas duas décadas e o limiar de 2°C no início da segunda metade do século. Limitar o aquecimento global a 1,5°C ainda é estreitamente possível e será determinado pelas decisões de investimento que tomaremos durante a próxima década.

O Fundo Verde para o Clima (GCF) – um elemento crítico do histórico Acordo de Paris – é o maior fundo climático do mundo, mandatado para apoiar os países em desenvolvimento a aumentar e concretizar as suas ambições de Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) para caminhos de baixas emissões e resilientes ao clima.

Problema a ser solucionado

A crise climática é demasiado grande, demasiado grave e demasiado urgente para depender apenas dos recursos das instituições públicas. Hoje, o sector privado gere mais de 210 bilhões de dólares em ativos, mas apenas uma pequena parte deles é dedicada a investimentos climáticos.

As alterações climáticas oferecem às empresas uma oportunidade sem precedentes de capitalizar novas oportunidades de crescimento e investimento que também podem proteger o planeta. O GCF emprega parte dos seus fundos para ajudar a mobilizar fluxos financeiros do sector privado para oportunidades de investimento atraentes e lucrativas e inteligentes em termos climáticos.

Descrição

Atingimos o nosso objetivo investindo em quatro transições – ambiente construído; energia e indústria; segurança humana, meios de subsistência e bem-estar; e uso da terra, florestas e ecossistemas – e empregando uma abordagem em quatro vertentes: 

  • Planejamento e programação transformacionais: promovendo estratégias integradas, planejamento e elaboração de políticas para maximizar os benefícios entre mitigação, adaptação e desenvolvimento sustentável;
  • Catalisar a inovação climática: investindo em novas tecnologias, modelos de negócios e práticas para estabelecer uma prova de conceito;
  • Redução do risco do investimento para mobilizar financiamento em grande escala: utilizando recursos públicos escassos para melhorar o perfil risco-recompensa do investimento resiliente às alterações climáticas com baixas emissões e atrair financiamento privado, nomeadamente para adaptação, soluções baseadas na natureza, países menos desenvolvidos (PMA) e pequenos estados insulares em desenvolvimento (SIDS);
  • Integração dos riscos e oportunidades climáticas na tomada de decisões de investimento para alinhar o financiamento com o desenvolvimento sustentável: promovendo metodologias, padrões e práticas que promovam novas normas e valores.

As organizações consideradas como tendo capacidades especializadas na condução da ação climática podem candidatar-se para se tornarem Entidades Credenciadas pelo GCF. Podem ser organismos privados, públicos, não governamentais, subnacionais, nacionais, regionais ou internacionais. Devem ter projectos ou programas de alterações climáticas claros, detalhados e acionáveis ​​para apresentar ao GCF o progresso da mitigação e adaptação. Devem também cumprir os padrões do GCF baseados em padrões financeiros, salvaguardas ambientais e sociais e género.

As Entidades Credenciadas desenvolvem propostas de financiamento a serem consideradas pelo Fundo e supervisionam, supervisionam, gerenciam e monitoram seus respectivos projetos e programas aprovados pelo GCF.

As entidades podem buscar o credenciamento junto ao GCF através de duas abordagens: 

  • Credenciamento institucional; ou 
  • Abordagem de avaliação específica do projeto (PSAA).

Green Climate Fund - GCF

Responsáveis

Green Climate Fund – GCF

Anexos