Jacques Marcovitch
A mitigação dos gases de efeito estufa na modelagem produtiva de quatro setores industriais e a Região Amazônica foi o complexo tema com que lidaram, buscando identificar os avanços obtidos e eventuais dificuldades vivenciadas pelos agentes econômicos.
TEMAS:
Aliança REDD+ Brasil
A necessidade urgente de combater o processo de mudanças climáticas vem levando à busca de alternativas viáveis para redução de emissões de gases efeito estufa (GEE). Esforços estão sendo feitos em diversas frentes para a descarbonização dos principais setores intensivos em carbono, como o industrial, energético, agrícola, e transportes. O setor de florestas, por sua vez, foi o que mais contribuiu para a redução de emissões de GEE no Brasil. Se bem planejado e implementado, o uso sustentável dos recursos florestais pode reverter esse quadro e contribuir também para a remoção de CO2 atmosférico.
TEMAS:
Consórcio Intermunicipal Grande ABC e ICLEI
Este plano de ação deverá auxiliar os gestores, técnicos e sociedade civil do Grande ABC a dar início a implantação de um estratégia mais focada em iniciativas que possam contribuir para redução de emissões de gases de efeito estufa e melhorias na qualidade de vida da população.
TEMAS:
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR)
A Amazônia brasileira, vital para o controle do aquecimento global, enfrenta altas taxas de desmatamento, responsáveis por mais da metade das emissões de GEE do país. O aquecimento e a exploração desordenada aumentam os riscos de degradação e “savanização”. A governança fragilizada dificulta a implementação de ações eficazes. Medidas de controle e incentivos para preservação são necessárias para proteger esse ecossistema. A relação entre desmatamento e crescimento econômico precisa ser revista urgentemente.
TEMAS:
Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) – Observatório do Clima
O Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) é uma iniciativa do Observatório do Clima que compreende a produção de estimativas anuais das emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, análises da evolução dessas emissões é um portal na internet para disponibilização, de forma simples e clara, dos métodos e dados do sistema.
TEMAS:
Global Canopy Programme
A ideia básica da Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REED) é simples: os países que estão dispostos e em condições de reduzir as emissões por desmatamento deveriam ser recompensados financeiramente por fazê-lo. As abordagens anteriores para conter o desmatamento global até agora não tiveram sucesso e o REDD oferece um novo marco referencial para permitir que os países com altos índices de desmatamento rompam esta tendência histórica.
TEMAS:
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) e Governo do Estado do Espírito Santo
TEMAS:
TEMAS:
TEMAS:
TEMAS:
TEMAS:
TEMAS:
Para enfrentar o problema da mudança no clima existem estratégias de adaptação – para as mudanças que já ocorreram e são irreversíveis, e mitigação – buscando diminuir a concentração de GEE na atmosfera e com ela o tamanho da mudança. Com o planejamento adequado, a mudança do clima pode ser encarada como uma oportunidade para a sociedade melhorar seu desempenho ambiental quanto à poluição por GEE. A mitigação vai depender de um diagnóstico preliminar para poder atuar, estabelecendo um ponto de partida para as ações de redução – o inventário de emissões GEE.
TEMAS:
ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade, Prefeitura Municipal do Recife e Grupo Executivo de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas – GECLIMA
TEMAS:
ICLEI, Prefeitura Municipal de Recife e GECLIMA
Em 2013 Recife foi selecionada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade – para ser uma das cidades modelo do projeto Urban LEDS (Promovendo Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono), fato que catalisam boa parte das ações e os compromissos em implementar atividades focadas em sustentabilidade previamente anunciados para a sociedade civil local.
TEMAS:
Governo de Miami e Forever Miami
Miami Forever Carbon Neutral é o Plano de Redução de Gases de Efeito Estufa (Plano de GEE). É um roteiro para alcançar a neutralidade de carbono até 2050 na comunidade, fortalecer a economia local e melhorar a justiça climática. O foco principal do plano é reduzir diretamente a fonte de emissões de GEE a fim de alcançar emissões zero.
TEMAS:
Prefeitura do Rio de Janeiro, Equipe Centro Clima/COPPE/UFRJ
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) estabeleceu como uma das prioridades a elaboração de um Plano Municipal de Mudanças Climáticas, de forma a introduzir a questão do aquecimento global no âmbito do planejamento, e apresentar e coordenar as diversas ações e medidas, já em projeto, que tinham potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, através de sua Gerencia de Mudanças Climáticas ficou então responsável pela elaboração da Política Municipal de Mudanças Climáticas do município.
TEMAS: