O desenvolvimento do Plano Municipal de Adaptação, Mitigação e Resiliência de Niterói visa ampliar ainda mais os esforços da cidade em implementar ações efetivas de mitigação e adaptação e resiliência climática. O objetivo geral é estruturar um Plano que contenha medidas de Adaptação, Mitigação e Resiliência frente às Mudanças Climáticas no Município de Niterói, com vistas à construção da Política Pública de Mudanças Climáticas.
Por meio deste plano, será possível a elaboração de diagnóstico das vulnerabilidades e suscetibilidades que o território municipal sofre e poderá vir a sofrer na acomodação dos eventos climáticos extremos nos próximos 100 anos, com intuito de dar suporte técnico e científico para melhor gestão das políticas de proteção e defesa civil, de meio ambiente e de desenvolvimento urbano do município para as futuras gerações.
O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um instrumento fundamental em termos de gestão de emissão dos gases causadores do aquecimento global, pois permite calcular as estimativas de emissão de GEE, identificando suas fontes e possibilitando a adoção de estratégia para executar ações de mitigação.
Nesse sentido, Niterói vem realizando seus inventários de GEE a fim de traçar metas com foco na mitigação e, também, respaldar ações e a formulação de políticas públicas municipais.