Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Adaptação e Resiliência

Sem título

Plano de Adaptação e Resiliência Climática da Baixada Santista

Governo do Estado de São Paulo: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) e Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) em Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ)

O Plano visa preparar a Região Metropolitana da Baixada Santista para o enfrentamento da mudança do clima em curso, contemplando a igualdade de gênero, a inclusão social, econômica e política de todas as pessoas, independentemente da idade, gênero, raça, condição econômica, garantindo a valorização do patrimônio histórico e cultural e a conservação de ecossistemas integrada a atividades geradoras de renda.

TEMAS:

Sem título

Salvador Plano de Ação Climática: Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC)

Prefeitura Municipal de Salvador / Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência

O Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC) de Salvador propõe construir uma trajetória de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE), melhorar a adaptação da cidade às mudanças do clima e promover a justiça climática. As ações apresentadas neste plano são de curto, médio e longo prazo para que Salvador possa aumentar sua resiliência e cumprir o compromisso da neutralização do carbono até o ano de 2049, em conformidade com o Acordo de Paris.

TEMAS:

logo

Atuação dos projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo para o desenvolvimento sustentável no Brasil

Universidade Federal de Viçosa

Este estudo buscou analisar, para o caso brasileiro, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Usou-se o conceito de externalidade negativa e falha de mercado para entender a necessidade de políticas ambientais capazes de favorecer o desenvolvimento sustentável dos países.

TEMAS:

logo

Quantificação de biomassa e estimativa de estoque de carbono em uma Floresta Madura no Município de Viçosa, MG

Universidade Federal de Viçosa

O objetivo deste trabalho foi quantificar a biomassa de fuste sem casca e o carbono estocado em uma floresta madura localizada no Município de Viçosa (MG). A quantificação da biomassa foi feita pelo método não destrutivo, por meio do uso de uma densidade média da madeira das espécies de maior valor de importância.

TEMAS:

Capa_do_relatorio_

Nature-based solutions in Europe: Policy, knowledge and practice for climate change adaptation and disaster risk reduction

European Environment Agency

Este relatório tem como objetivo fornecer informações atualizadas sobre como as SBN podem proporcionar medidas de múltiplos benefícios para a adaptação às mudanças climáticas e a redução do risco de desastres na Europa e podem ser consideradas como opções de baixo ou nenhum risco.

TEMAS:

National Climate Resilience and Adaptation Strategy 2021 - 2025

Australian Government

A Estratégia Nacional de Resiliência e Adaptação Climática posiciona a Austrália para melhor antecipar, gerir e adaptar-se às alterações climáticas. As alterações climáticas colocam desafios crescentes à nossa prosperidade econômica, à comodidade das cidades e regiões, à saúde do nosso ambiente e aos serviços ecossistêmicos, e ao bem-estar das nossas comunidades.

TEMAS:

Captura de tela 2023-11-22 141604

Resilient Fairfax Climate Adaptation and Resilience Plan

Fairfax County Office of Environmental and Energy Coordination

Este plano, Resilient Fairfax, é o primeiro plano do Condado de Fairfax que enfoca especificamente a adaptação e a resiliência ao clima. O Condado de Fairfax, na Virgínia-EUA, já está sentindo os efeitos da mudança climática, incluindo tempestades mais severas, aumento de inundações e calor extremo ampliado.

TEMAS:

Plano-de-Adaptacao-e-Resiliencia-de-Ubatuba-770x416

Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima de Estância Balneária de Ubatuba - Litoral Norte

Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Ubatuba

Este Plano Municipal de adaptação e resiliência às mudanças do clima visa ser uma ferramenta para o município de Ubatuba planejar seu desenvolvimento de modo a reduzir os riscos a população e a seu patrimônio e proteger seus ecossistemas, além de poder ser usado para captação de recursos financeiros tanto a nível nacional quanto internacional, considerando que alguns países oferecem auxílio para implementação de ações neste sentido.

TEMAS:

Capa

Technologies for Climate Change Adaptation – Coastal Erosion and Flooding

UNEP – Centre on Energy, Climate and Sustainable Development

Esta publicação é um dos guias de tecnologia de adaptação e mitigação produzidos pela URC como parte do Projeto de Avaliação das Necessidades Tecnológicas (TNA). O PNUMA e a UNEP Risø Centre on Energy, Climate and Sustainable Development estão a implementar o Projeto TNA em 36 países em desenvolvimento. O financiamento para este projeto é fornecido pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF).

TEMAS: