Secretaria Municipal do Clima de Niterói

Educação Climática

Mudanças climáticas na educação: um levantamento das práticas, ferramentas e tecnologias digitais

Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira e Ricardo André Cavalcante de Souza

Os sistemas educacionais devem facilitar e proporcionar um caminho mais direto de colaboração com a mitigação, adaptação e redução dos efeitos climáticos, e habilitar profissionais especializados e capacitados para produzirem alterações efetivas na sociedade.

TEMAS: 

Introdução à Ciência da Mudança do Clima

Cooperação Alemã, Via Viva e Ministério da Infraestrutura

Em todo o mundo, cientistas tentam entender melhor como o clima está mudando, que mudanças podemos esperar no futuro e qual o papel das atividades humanas. Embora haja um debate sobre a probabilidade de determinadas mudanças acontecerem e os mecanismos de suas causas, há um amplo consenso científico de que (1) o aquecimento do sistema climático é inequívoco e (2) que a influência humana sobre o sistema climático é clara.

TEMAS:

Guia sobre Educação em Situação de Emergências Climáticas

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

As mudanças climáticas não podem ser consideradas apenas tema de filmes distópicos sobre o futuro. Elas se impõem como a realidade do presente e exigem mudanças multidimensionais. No que diz respeito aos tomadores de decisão, é urgente o desenvolvimento de políticas públicas e uma governança global integrada e articulada, para que os limites planetários não sejam ultrapassados.

TEMAS: 

Fundamentos Científicos das Mudanças Climáticas

Rede CLIMA e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – INCT

Esta publicação, dirigida a estudantes, educadores, responsáveis por políticas públicas, profissionais de comunicação e público em
geral, tem como objetivo apresentar, em linguagem acessível, a fundamentação científica das mudanças climáticas, embasada no
conhecimento mais atualizado existente sobre o assunto.

TEMAS:

Em preparação para o clima: um guia para escolas sobre as ações climáticas

Escolas Associadas da UNESCO

As vastas consequências globais das mudanças climáticas tornam claro que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve incluir um forte componente de ação climática. As escolas têm um papel central a desempenhar ajudando os alunos na compreensão das causas das mudanças climáticas, para que possam tomar decisões informadas e medidas apropriadas, e na aquisição de habilidades e valores necessários para participar na transição rumo a economias e estilos de vida mais verdes e sustentáveis e sociedades sustentáveis e resilientes ao clima.

TEMAS:

Educação e mudanças climáticas: como desenvolver habilidades para a ação climática em idade escolar

Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID

A educação desempenha três papéis principais para acompanhar e agregar valor à agenda de descarbonização e resiliência às mudanças climáticas dos países: (i) dotar crianças e jovens de conhecimentos, valores e capacidade de ação em prol do meio ambiente, bem como das habilidades necessárias para que tenham acesso e êxito em empregos verdes; (ii) preservar a continuidade do serviço educacional diante de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, bem como assegurar condições de conforto em sala de aula, que sejam propícias à aprendizagem em temperaturas extremas; e (iii) implementar práticas de sustentabilidade climática na infraestrutura escolar e na operação do serviço educacional, a fim de contribuir para as metas de redução de emissões de GEE.

TEMAS:

Educação Ambiental em tempos de Mudanças Climáticas

WWF Brasil e Instituto ECOAR

A Educação Ambiental pode lançar um novo olhar sobre as Mudanças Climáticas que não seja apenas pautado por alternativas mercadológicas e tecnológicas, mas que aponte para transformações sociais que permitam enfrentar e minimizar as causas da degradação socioambiental, que tem no aquecimento global a sua mais explícita tradução.

TEMAS:

Diretrizes de Educação Ambiental Climática

Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, Instituto Clima e Sociedade, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e Rede Comuá

Este trabalho reflete uma parceria do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental com o Instituto Clima e Sociedade e o Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais que propiciou um processo participativo de elaboração de diretrizes educadoras para o enfrentamento da emergência climática.

TEMAS:

A Educação em Mudanças Climáticas: uma abordagem interdisciplinar

C. M. L. FERNANDES SILVA; F. A. COSTA2 ; G. L. BORBA.

Relatórios oficiais sugerem que as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para acelerar as mudanças climáticas. As emissões são geradas, em grande parte, para atender o consumismo praticado pela sociedade contemporânea. Esse consumismo reflete a pouca valorização da dimensão ambiental e interdisciplinar na educação fornecida à sociedade.

TEMAS:

Education for Sustainable Development

UNESCO
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é a resposta do setor educativo da UNESCO aos desafios urgentes e dramáticos que o planeta enfrenta. As atividades coletivas dos seres humanos alteram os ecossistemas da Terra, de modo que a nossa própria sobrevivência parece estar em perigo devido a mudanças cada dia mais difíceis de reverter. Conter o aquecimento global antes que este atinja níveis catastróficos significa abordar as questões ambientais, sociais e económicas de uma forma holística. O programa EDS para a educação da UNESCO para 2030 visa provocar a transformação pessoal e social necessária para mudar o rumo.

TEMAS:

Climate Reality Project Brasil: Educação Climática

Climate Reality Project
O Climate Reality Project é uma organização sem fins lucrativos envolvida na educação e defesa relacionada às mudanças climáticas. O Climate Reality Project surgiu em julho de 2011 como a consolidação de dois grupos ambientais, a Alliance for Climate Protection e The Climate Project, ambos fundados por Al Gore.

TEMAS:

Exposições e Oficinas sobre Mudanças Climáticas são Atrações no Museu da UNIVATES

Museu de Ciências Univates da Universidade do Vale do Taquari – Univate

O Museu de Ciências Univates da Universidade do Vale do Taquari – Univates inaugurou uma nova exposição sobre os efeitos das mudanças climáticas e seus impactos para a sociedade. Intitulada “Mudanças climáticas: carbono, ontem, hoje e amanhã!”, a mostra ficou disponível até dezembro de 2022 e foi aberta na quarta-feira, dia 18 de maio, no Dia Internacional dos Museus.

TEMAS:

Oficina Educação Ambiental em Tempos de Mudanças Climáticas

World Wildlife Fund – WWF Brasil

O WWF-Brasil e o Instituto Ecoar realizam nos dias 21 e 22 de junho, em Campo Grande (MS), a oficina Educação Ambiental em Tempos de Mudanças Climáticas. O evento tem por objetivo debater as mudanças climáticas no contexto do Pantanal e sua interface com a educação, fornecendo aos educadores conteúdo teórico e ferramentas para trabalhar o tema na escola ou na organização.

TEMAS:

AGB

Proposta de projeto de ensino sobre as mudanças climáticas na escola: pensar e agir com o cotidiano a partir dos riscos

Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB

As mudanças climáticas constituem um dos temas de maior apelo atualmente, sendo, portanto, o seu debate de fundamental relevância. As discussões acerca das mudanças climáticas na BNCC (2017) aparecem de forma muito tímida. A ocorrência do tema é apresentada apenas na área de Ciências Naturais, mas de modo pouco explorado, no campo da Educação Ambiental. O objetivo deste texto é apresentar uma proposta de projeto de ensino investigativo para a educação básica a respeito dos riscos climáticos locais que a escola pode estar exposta no contexto das mudanças climáticas. Essa proposta justifica-se devido à ausência na BNCC (2017) de propostas, projetos ou conteúdos de ensino que possibilitem a construção e articulação de práticas escolares com o tema. Almeja-se que a comunidade escolar possa estar envolvida tanto no conhecimento da sua própria realidade quanto na construção coletiva de conhecimentos escolares.

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Design sem nome (6)

Oficinas Pedagógicas sobre Mudanças Climáticas

Instituto de Física – UFMT

Este roteiro foi pensado a partir de um trabalho de intervenção junto aos estudantes do PIBIC/EM, da Escola André Avelino do Ensino Médio, que teve como objetivo inicial identificar as concepções desse grupo de estudantes sobre as Mudanças Climáticas – MC. Os objetivos das intervenções pedagógicas propõem que o estudante possa aprofundar seus conhecimentos sobre as discussões relativas às MC com os grupos de estudantes para os quais o trabalho será aplicado a fim de lhes oferecer os suportes conceituais, procedimentais e atitudinais que minimamente possibilitem aos estudantes desenvolver as competências e habilidades propostas para cada uma das etapas previstas para a temática trabalhada. 

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Design sem nome (7)

Programa Escola Sustentável

Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

O programa tem como objetivo destinar recursos financeiros a escolas públicas a fim de promover a sustentabilidade socioambiental, apoiar as instituições no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e fomentar ações que as permitam se tornar espaços educadores sustentáveis. Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações. 

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Design sem nome (8)

Diretrizes de Educação Ambiental Climática

FunBEA, Instituto Clima e Sociedade e Programa Cemaden Educação

A parceria do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental com o Instituto Clima e Sociedade e o Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais propiciou um processo participativo de elaboração de diretrizes educadoras para o enfrentamento da emergência climática. Este processo participativo nos mostrou o quanto é fundamental aproximar campos como a educação ambiental, a chamada educação climática, a educação para redução de riscos e desastres e a luta pela justiça climática, identificando, explicitando e construindo coletivamente premissas e estratégias comuns de ação, que ampliem e potencializem o impacto da educação ambiental climática.

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