Katyeudo Karlos de Sousa Oliveira e Ricardo André Cavalcante de Souza
Os sistemas educacionais devem facilitar e proporcionar um caminho mais direto de colaboração com a mitigação, adaptação e redução dos efeitos climáticos, e habilitar profissionais especializados e capacitados para produzirem alterações efetivas na sociedade.
TEMAS:
Cooperação Alemã, Via Viva e Ministério da Infraestrutura
Em todo o mundo, cientistas tentam entender melhor como o clima está mudando, que mudanças podemos esperar no futuro e qual o papel das atividades humanas. Embora haja um debate sobre a probabilidade de determinadas mudanças acontecerem e os mecanismos de suas causas, há um amplo consenso científico de que (1) o aquecimento do sistema climático é inequívoco e (2) que a influência humana sobre o sistema climático é clara.
TEMAS:
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
As mudanças climáticas não podem ser consideradas apenas tema de filmes distópicos sobre o futuro. Elas se impõem como a realidade do presente e exigem mudanças multidimensionais. No que diz respeito aos tomadores de decisão, é urgente o desenvolvimento de políticas públicas e uma governança global integrada e articulada, para que os limites planetários não sejam ultrapassados.
TEMAS:
Rede CLIMA e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – INCT
Esta publicação, dirigida a estudantes, educadores, responsáveis por políticas públicas, profissionais de comunicação e público em
geral, tem como objetivo apresentar, em linguagem acessível, a fundamentação científica das mudanças climáticas, embasada no
conhecimento mais atualizado existente sobre o assunto.
TEMAS:
Escolas Associadas da UNESCO
As vastas consequências globais das mudanças climáticas tornam claro que a Educação para o Desenvolvimento Sustentável deve incluir um forte componente de ação climática. As escolas têm um papel central a desempenhar ajudando os alunos na compreensão das causas das mudanças climáticas, para que possam tomar decisões informadas e medidas apropriadas, e na aquisição de habilidades e valores necessários para participar na transição rumo a economias e estilos de vida mais verdes e sustentáveis e sociedades sustentáveis e resilientes ao clima.
TEMAS:
Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
A educação desempenha três papéis principais para acompanhar e agregar valor à agenda de descarbonização e resiliência às mudanças climáticas dos países: (i) dotar crianças e jovens de conhecimentos, valores e capacidade de ação em prol do meio ambiente, bem como das habilidades necessárias para que tenham acesso e êxito em empregos verdes; (ii) preservar a continuidade do serviço educacional diante de eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, bem como assegurar condições de conforto em sala de aula, que sejam propícias à aprendizagem em temperaturas extremas; e (iii) implementar práticas de sustentabilidade climática na infraestrutura escolar e na operação do serviço educacional, a fim de contribuir para as metas de redução de emissões de GEE.
TEMAS:
WWF Brasil e Instituto ECOAR
A Educação Ambiental pode lançar um novo olhar sobre as Mudanças Climáticas que não seja apenas pautado por alternativas mercadológicas e tecnológicas, mas que aponte para transformações sociais que permitam enfrentar e minimizar as causas da degradação socioambiental, que tem no aquecimento global a sua mais explícita tradução.
TEMAS:
Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, Instituto Clima e Sociedade, Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e Rede Comuá
Este trabalho reflete uma parceria do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental com o Instituto Clima e Sociedade e o Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais que propiciou um processo participativo de elaboração de diretrizes educadoras para o enfrentamento da emergência climática.
TEMAS:
C. M. L. FERNANDES SILVA; F. A. COSTA2 ; G. L. BORBA.
Relatórios oficiais sugerem que as emissões de gases de efeito estufa produzidos pelas atividades humanas contribuem para acelerar as mudanças climáticas. As emissões são geradas, em grande parte, para atender o consumismo praticado pela sociedade contemporânea. Esse consumismo reflete a pouca valorização da dimensão ambiental e interdisciplinar na educação fornecida à sociedade.
TEMAS:
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Museu de Ciências Univates da Universidade do Vale do Taquari – Univate
TEMAS:
O WWF-Brasil e o Instituto Ecoar realizam nos dias 21 e 22 de junho, em Campo Grande (MS), a oficina Educação Ambiental em Tempos de Mudanças Climáticas. O evento tem por objetivo debater as mudanças climáticas no contexto do Pantanal e sua interface com a educação, fornecendo aos educadores conteúdo teórico e ferramentas para trabalhar o tema na escola ou na organização.
TEMAS:
Associação dos Geógrafos Brasileiros – AGB
TEMAS:
Instituto de Física – UFMT
Este roteiro foi pensado a partir de um trabalho de intervenção junto aos estudantes do PIBIC/EM, da Escola André Avelino do Ensino Médio, que teve como objetivo inicial identificar as concepções desse grupo de estudantes sobre as Mudanças Climáticas – MC. Os objetivos das intervenções pedagógicas propõem que o estudante possa aprofundar seus conhecimentos sobre as discussões relativas às MC com os grupos de estudantes para os quais o trabalho será aplicado a fim de lhes oferecer os suportes conceituais, procedimentais e atitudinais que minimamente possibilitem aos estudantes desenvolver as competências e habilidades propostas para cada uma das etapas previstas para a temática trabalhada.
TEMAS:
Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
O programa tem como objetivo destinar recursos financeiros a escolas públicas a fim de promover a sustentabilidade socioambiental, apoiar as instituições no processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e fomentar ações que as permitam se tornar espaços educadores sustentáveis. Escolas sustentáveis são definidas como aquelas que mantêm relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida às presentes e futuras gerações.
TEMAS:
FunBEA, Instituto Clima e Sociedade e Programa Cemaden Educação
A parceria do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental com o Instituto Clima e Sociedade e o Programa Cemaden Educação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais propiciou um processo participativo de elaboração de diretrizes educadoras para o enfrentamento da emergência climática. Este processo participativo nos mostrou o quanto é fundamental aproximar campos como a educação ambiental, a chamada educação climática, a educação para redução de riscos e desastres e a luta pela justiça climática, identificando, explicitando e construindo coletivamente premissas e estratégias comuns de ação, que ampliem e potencializem o impacto da educação ambiental climática.
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